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ATOMIZADOR SPRAY DRYER – SPRAY PROCESS
O ATOMIZADOR Spray Dryer é o elemento que requer um cuidado especial no equipamento, por tratar-se de uma peça de precisão submetido a altas rotações e temperaturas. Por outro lado, por seu elevado custo assim como também pelas perdas de tempo e produção ocasionadas por eventuais paradas para efetuar reparos, nos sinaliza que devemos prestar-lhe a maior atenção e cuidado.
Muitos têm experiência própria com a falta de um atomizador Spray Dryer em momentos quando a produção não pode parar, outros que não passaram por essa experiência têm ouvido relatos de tais acontecimentos em outras instalações, e se perguntam se existe um procedimento adequado para seguir e evitar semelhantes complicações.
É normal considerar que as consequências do desgaste acelerado é causa de uma manutenção pouco eficaz, lugares inadequados de trabalho ou simplesmente o fato de só querer produzir, sem dedicar o tempo necessário a simples verificações periódicas. Tais comportamentos levam a situações onde o imprevisível acontece e resultam em avarias críticas que podem comprometer a integridade das peças mecânicas (móveis e fixas), o que ocasiona como resultado uma reparação demorada e custosa.
DESCRIÇÃO
O atomizador Spray Dryer é composto de um eixo vertical, acionado por um motor, através de polias e correia.
Esse eixo está suportado por dois rolamentos na metade superior; na metade inferior, o eixo está livre, o que permite que o mesmo se flexione para absorver as vibrações produzidas pelo disco atomizador.
Na parte inferior há uma bucha guia que só atua quando do acionamento e desligamento do atomizador, pois o eixo entra em vibração ao passar por certas velocidades críticas.
A lubrificação do atomizador Spray Dryer começa no depósito superior onde o óleo flui através de um filtro dosador e cai sobre o dispersor de óleo que o nebuliza. Passando pelo rolamento superior, chega a cubeta inferior e ao rolamento inferior da mesma forma que no anterior. Daqui passa para a câmara de óleo, que através do cano de retorno de óleo volta ao deposito superior.
Quando se aciona o atomizador Spray Dryer da Spray Process, a bomba eletromagnética retorna o óleo ao depósito superior e o ciclo se repete.
A refrigeração se processa através de passagem de ar por uma camisa especialmente desenvolvida.
O fenômeno é gerado pela sucção que existe na câmara de secagem.
Em casos especiais a refrigeração poderá ser forçada ou com camisa de água.
EIXO DOS ATOMIZADORES SPRAY DRYERS SPRAY PROCESS
A busca comum das indústrias é aumentar a vida útil de componentes mecânicos que se desgastam devido à fadiga dos materiais submetidos a movimentos repetidos de carga, alguns exemplos comuns são as molas de válvulas automotivas, virabrequim, comando de válvulas, bielas, engrenagens e os eixos em uso de alto rendimento.
Esses eixos são projetados e construídos levando em conta as condições de funcionamento com as tensões resultantes em cada componente para poder ser selecionado um material com a força, tenacidade e resistência a desgastes apropriados.
Esses equipamentos estão entre as combinações mais desafiadoras da tecnologia de materiais na atualidade.
Nisso não há um material que possa realizar todas as tarefas necessárias, o projeto deve minimizar o desgaste dos componentes estruturais previstos para suportar a temperatura e principalmente a quantidade enorme de energia cinética gerada pelas altas velocidades de funcionamento.
A magnitude dessa força e uma função da massa e velocidade, com a distância do centro de rotação. O projetista deve considerar uma margem de segurança considerável para cobrir qualquer variação de funcionamento inconveniente.
BUCHA GUIA DO ATOMIZADOR SPRAY DRYER
Normalmente ela não roça com o eixo.
Essa bucha guia atua quando aparecem vibrações no eixo na partida e na parada, amortecendo as mesmas através da mola existente.
Periodicamente, uma vez por mês, é recomendável desmontar o atomizador Spray Dryer e revisar o estado do material antifricção e trocá-lo se for necessário.
Se for notado um desgaste prematuro, geralmente a causa é devida ao disco estar desbalanceado ou ao eixo estar empenado (isso se comprova fazendo girar o disco lentamente, antes de se colocar a bucha guia).
Proceder ao balanceamento do disco ou sua troca por um novo, ou corrigir o empenamento do eixo ou sua troca por um novo.
Para saber mais sobre Atomizador spray dryer
Ligue para (11) 4142-5731 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!